-Quero voltar tarde da balada!
Se você vive tentando dobrar seus pais e nunca consegue bons resultados, talvez o grande desafio a vencer seja o de aprender a escutar os argumentos dos mais velhos. "É inevitável que, em muitas situações, pais e filhos discordem. O primeiro passo para se sair bem numa negociação é aprender a ouvir o ponto de vista do outro, sempre conceito. Só assim poderemos desenvolver argumento para construir um acordo razoável para ambas as partes".Exemplo: "vamos supor que os pais proíbam a filha de chegar tarde em casa porque se preocupam com sua segurança.
Sabendo disso, a adolescente pode pensar em maneiras de mostrar a eles que esta tomando medidas para se proteger: vai com uma turma de amigos que os pais conhecem, o local é fechado e bem frequentado, ela já tem carona pra ir e voltar, etc. Oferecendo essas informações, a adolescente conseguiría tranquilizar a família". Em outras palavras, quer dizer que só conhecendo, mesmo , a preocupação dos pais seremos capazes de desenvolver o argumento certo. Mais fique atenta ao trato que vai ter que cumprir depois de conseguir o que queria. Então, se na primeira tentativa, o melhor que você conseguiu foi negociar para voltar as três da manhã , vá assim mesmo, e cumpra exatamente o combinado. Depois de fazer isso mais umas duas vezes, tente conseguir meia horinha a mais na balada!!
-Vai rolar uma viagem só com a turma nas ferias!
Se esta planejando viajar, dê um jeitinho de colocar o assunto na roda, em casa, o quanto antes. Faça de um jeitinho informal, durante um almoço com seus pais-de preferência quando eles estiverem de bom humor.Num primeiro momento, diga apenas que a turma esta armando o tal passeio, e veja a reação deles.Se for negativa, pergunte o que os preocupa e tente não rebater na hora. Mais tarde, com calma, você pode pensar em maneiras objetivas de mostrar a eles que não tem nada a temer.
Para isso,reúna o maior número possível de informações sobre o destino, a galera que vai, a infraestrutura do local(se tem telefone, se fica numa região central da cidade, etc). E, enquanto a viagem não chega, tente demonstrar aos seus pais, no dia-a-dia, que você já sabe se virar!
-Preciso de um aumento na mesada!!!
" Monte uma planilha de custos, mostre onde esta gastando, o que ganha, e as despesas que ainda precisa cobrir, para justificar o aumento que está reivindicando".
Se ainda assim os pais mostrarem resistência, talvez seja interessante oferecer-se para fazer pequenos trabalhos, que justifiquem o ganho extra."Isso demonstra maturidade e responsabilidade. Você não vai estar só pedindo, ao contrario, abrirá uma possibilidade de troca, em que as duas partes sairão ganhando. De um jeito ou de outro é melhor ficar atenta para não exigir da sua família, mais do que ela pode dar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário